Ikhon Logo

O que são cidades inteligentes e quais as tecnologias envolvidas?

As cidades inteligentes contam com infraestrutura, conectividade e análise de dados, melhorando a gestão de recursos

23 de julho de 2025

Icon instagramIcon linkedinIcon youtube
O que são cidades inteligentes e quais as tecnologias envolvidas?

O conceito de cidade inteligente vem se tornando mais comum, conforme aumenta a preocupação com temas de sustentabilidade dentro dos espaços de convívio e habitação. Trata-se de um modelo que utiliza tecnologias avançadas para que haja melhor qualidade de vida e mais eficiência.

Neste artigo, vamos explicar o que significa cidade inteligente, quais são suas principais características, quais os seus benefícios e falar quais são as três cidades mais inteligentes do Brasil. Para entender mais sobre o assunto, continue a leitura!

O que significa ser uma cidade inteligente?

Quando se fala em cidades inteligentes, trata-se de um modelo urbano que utiliza tecnologias avançadas para desenvolver melhor qualidade de vida e promover a eficiência em diversos setores. Por conta disso, elas contam com infraestrutura, conectividade e análise de dados e, dessa forma, melhoram a gestão de recursos da cidade.

O objetivo é criar um ambiente urbano mais eficiente, seguro, sustentável e inclusivo através de sistemas de informação e comunicação.

Segundo o Cities in Motion Index, do IESE Business School, na Espanha, algumas dimensões indicam o nível de inteligência de uma cidade:

 

 

Quais os benefícios das cidades inteligentes?

As cidades inteligentes podem trazer alguns benefícios para a sociedade e para o meio ambiente, seja em relação ao consumo consciente de energia, do desenvolvimento de tecnologias em prol do meio ambiente ou do uso mais eficiente de recursos. Conheça abaixo algumas das vantagens:

Quais as principais características das cidades inteligentes?

Entender as principais características que tornam uma cidade inteligente ajuda a identificá-las. Conheça alguns destes aspectos:

Práticas de sustentabilidade

Práticas como reciclagem de materiais, descarte adequado de resíduos e uso de materiais recicláveis.

Mobilidade mais eficiente

A gestão do transporte público é um tópico importante a ser lembrado quando se fala em cidade inteligente. Um centro se destaca por organizar a mobilidade com base em alguns padrões, como o fluxo de carros nas vias, o número de pessoas que utilizam os meios de transporte públicos e o tempo de espera nos semáforos, por exemplo.

Conectividade avançada

Outro ponto importante é a ampla rede de conexão, que fornece troca de dados em tempo real, melhorando o processo de tomada de decisão.

Integração de informações

A tecnologia aliada à informação é muito importante para o funcionamento de uma cidade inteligente. Um exemplo disso na prática é o monitoramento de serviços integrados ou a gestão de documentos, que melhora o acesso aos arquivos, facilitando a tomada de decisões estratégicas.

Governança digital

Uma governança de cidade inteligente precisa ser compatível com o nível de automação em seus equipamentos urbanos, com aplicação de tecnologias de informação e comunicação para melhorar a eficiência.

Existem cidades inteligentes no Brasil?

Sim, existem. Apesar de ouvirmos falar de cidades como Londres, Paris e França como os grandes centros inteligentes, no Brasil, em algumas capitais, essa também é a realidade. Por isso, vamos falar sobre as três cidades mais inteligentes do Brasil, conforme o Ranking Connected Smart Cities.

Curitiba (PR)

Em 2023, a capital do Paraná foi eleita a cidade mais inteligente do mundo pelo World Smart City Awards, reconhecida mundialmente por ser referência em transporte público, planejamento urbano e sustentabilidade.

Florianópolis (SC)

A capital de Santa Catarina também é outra smart city do país, sendo referência em mobilidade e acessibilidade, urbanismo, meio ambiente, inovação, saúde e educação.

São Paulo (SP)

A maior cidade do país também é uma smart city. Muitas ações ajudaram a capital a ter esse título, entre elas a criação do Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias, que contém um guia para garantir acessibilidade, bem-estar e segurança nos espaços públicos.

 

Neste artigo, entendemos o que significa cidade inteligente, suas principais características, os benefícios e quais são as três cidades mais inteligentes do Brasil, conforme o Ranking Connected Smart Cities. Para saber mais sobre tecnologia e como lidar com fluxos de informações, leia mais no nosso blog.