Os principais documentos criados a partir desse trabalho são o plano de classificação e a tabela de temporalidade.
O plano de classificação leva em conta todo o histórico e necessidades da instituição para, com base nessas informações, criar um padrão de categorização hierárquica de todo o acervo da organização, reunindo-os de acordo com o seu departamento e finalidade e estimulando uma ordem de organização.
Já a tabela de temporalidade respeita os padrões nacionais e internacionais de gestão documental para administrar a validade de cada documento, detalhando quais tipos de materiais podem ser eliminados (e a partir de qual janela de tempo) e quais necessitam de guarda permanente.
Soluções adicionais
Além do plano de classificação e da tabela de temporalidade, podem ser gerados outros produtos ou serviços voltados para a melhoria da gestão documental. Alguns exemplos:
- Diagnóstico arquivístico e da informação: trabalho realizado antes da produção do plano de classificação e tabela de temporalidade para identificar o panorama completo da gestão documental de uma empresa ou instituição.
- Desenvolvimento dos processos de gestão documental: desenvolvido para as empresas que já possuem o plano de classificação e tabela de temporalidade, mas que não sabem como utilizar os instrumentos. Esse serviço capacita os colaboradores para utilizar o trabalho de gestão documental já feito e dar continuidade a ele.
- Desenvolvimento de unidades de informação:
- Manuais técnicos de gestão documental: guias produzidos para solucionar uma necessidade específica da empresa. Alguns exemplos: manual para tratamento de acervo, manual para higienização dos documentos, manual para redação oficial da classificação de documentos etc).
- Política de gestão documental: estabelece definições, orientações e padrões corporativos de todas as tratativas relacionadas com as informações físicas e digitais de natureza arquivística. Isto é, todas aquelas produzidas ou recebidas em razão do desempenho de funções institucionais formais e que precisam ser mantidas para delas dar prova na instituição.