Digitalização de processos: como e por que aplicar nas empresas?
Aderir à digitalização de processos permite que todas as informações sejam armazenadas de forma digital
A Redação Oficial trata da maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos
13 de agosto de 2025
Quando se fala em comunicação oficial, é muito importante que o texto siga algumas regras, para garantir a clareza, precisão, objetividade, concisão, coesão, coerência, impessoalidade, formalidade e padronização. Para isso, existe o Manual de Redação Oficial.
Neste artigo, vamos falar o que é Redação Oficial, quais critérios ela deve seguir, vamos abordar seu manual e deixar dicas para escrever segundo este tipo de texto.
A Redação Oficial trata da maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. Os materiais oficiais são sempre redigidos pela Administração Pública, no entanto, o destinatário pode ser o próprio Poder Público ou pessoas que compõem a sociedade.
O Manual de Redação da Presidência da República (MRPR) dispõe das normas e orientações para esse tipo de comunicação e indicando a forma correta de redigir quaisquer textos seguindo as características adequadas.
A orientação que o manual traz diz que os textos oficiais devem ser impessoais, usar a norma culta da linguagem e serem escritos com clareza, formalidade e uniformidade. Devem ter ainda transparência, inteligibilidade e coesão. O objetivo é que os textos sejam facilmente entendidos por todos os cidadãos.
Esse tipo de texto pode ser usado em algumas formas de comunicação. Uma delas é o ofício, expedido apenas para tratar assuntos oficiais entre órgãos da Administração Pública ou a particulares. Outra maneira de utilizar é o memorando, que comunica entre unidades administrativas de um mesmo órgão. Elas podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes.
Os textos oficiais devem se adequar a alguns critérios. Confira alguns deles:
Devem conter a sigla do órgão que o expede, junto da numeração.
Devem constar no documento a localização e a data em que ele foi assinado, por extenso, com alinhamento à direita.
Um breve resumo do que trata o documento.
Informações da pessoa a quem é dirigida a comunicação.
A comunicação deve conter uma estrutura com introdução, desenvolvimento e conclusão. Os parágrafos do texto devem ser numerados, exceto nos casos em que esses estejam organizados em itens ou títulos e subtítulos.
Deve haver no documento uma sinalização de que a correspondência terminou.
O autor da comunicação deve assinar o documento.
A comunicação precisa conter a identificação do remetente.
Alguns aspectos são fundamentais para que um texto esteja adequado ao Manual de Redação Oficial. Conheça alguns deles:
Essa é uma característica básica em todos os textos oficiais. Isso significa que o leitor deve compreendê-lo imediatamente. Há algumas sugestões citadas pelo próprio manual para que um texto seja redigido de forma clara, como:
A precisão é um complemento da clareza. Envolve a articulação da linguagem empregada, não haver uso de palavras que possam trazer duplo sentido ao texto, evitar repetição e uma revisão atenta para corrigir erros.
A objetividade permite que o leitor entenda rapidamente o assunto principal do documento, permitindo a obtenção de informações de forma fácil através da leitura.
Garante que o documento transmita com poucas palavras, grandes quantidades de informações, oferecendo um texto mais direto. Entretanto, isso significa excluir redundâncias, e não eliminar informações substanciais da comunicação.
A coerência e a coesão são muito importantes não apenas nos textos oficiais, mas na comunicação em geral. Elas tratam da estrutura do texto e da conexão das ideias, facilitando o entendimento. A coesão diz respeito à organização de um texto, através de conectivos que ligam períodos, frases e parágrafos. Já a coerência garante que o texto possua sentido.
A impessoalidade provém do princípio da administração pública previsto na Constituição Federal Brasileira (CF/88), o qual obriga que o poder público não privilegie interesses particulares através do uso da máquina pública. Por isso, um texto oficial deve ser redigido sempre em nome do Poder Público, de modo a atender aos interesses coletivos, sem impressões individuais.
É necessário que os textos oficiais sejam totalmente formais, obedecendo a determinadas regras de forma.
Para quem pretende trabalhar na gestão pública, é muito importante conhecer a estrutura e saber escrever de acordo com o Manual de Redação Oficial, pois os comunicados oficiais devem ser sempre padronizados e seguirem as indicações ali contidas.
Neste artigo, foi explicado o que é Redação Oficial, os critérios que ela deve seguir, falamos também sobre seu manual e deixamos dicas para escrever segundo este tipo de texto. Para continuar entendendo sobre o assunto, leia mais conteúdos no nosso blog.
Aderir à digitalização de processos permite que todas as informações sejam armazenadas de forma digital
A linguagem simples traz mais transparência à gestão pública e melhora o acesso à informação