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Transformação digital das cidades e melhoria de vida dos cidadãos

Acompanhar o que a iniciativa privada já vem oferecendo ao público, ou seja, aos clientes, é o que agora as instituições governamentais enfrentam como desafio. Uma realidade que já vinha sendo observada em várias partes do mundo e que foi […]

10/10/2023 | Publicado por: ikhon

Transformação digital das cidades e melhoria de vida dos cidadãos

Acompanhar o que a iniciativa privada já vem oferecendo ao público, ou seja, aos clientes, é o que agora as instituições governamentais enfrentam como desafio. Uma realidade que já vinha sendo observada em várias partes do mundo e que foi acelerada em outras em razão da pandemia, é algo de que não se pode mais fugir atualmente. A Era Digital nunca esteve tão presente como hoje.

Para isso, muitos agentes públicos já têm buscado pelo menos se informar sobre o processo de implantação de rotinas e serviços digitalizados, visto o exemplo de alguns outros, que já estão investindo na área e colhendo frutos na melhoria do desempenho institucional, o que consequentemente gera mais qualidade de vida para os cidadãos.

Mas algumas pessoas podem se perguntar: como investir na transformação digital, seja no setor público ou privado, pode influenciar na qualidade de vida de alguém? Simples. A medida que qualquer cidadão ou cidadã pode economizar tempo, energia e dinheiro para investir em outras situações que não pegar filas imensas para resolver burocracias ou ter acesso a serviços públicos, por exemplo; ou, no momento em que processos são simplificados e isso produz uma economia para a instituição que poderá investir em outras áreas, e também para os usuários de serviços, que se beneficiam também com a redução de etapas e com menos taxas financiadoras. Esses são apenas alguns dos vários exemplos de resultados da transformação digital na vida das pessoas.

Como fazer isso? Também é simples. Isso porque cada dia mais sistemas, aplicativos e outras soluções inovadoras estão disponíveis no mercado com opções variadas e customizadas para atender as necessidades de empresas e instituições diversas.

Confirmar e reforçar o foco no cidadão, na cidadã, é o primeiro passo para garantir um processo de transformação digital com resultados correspondentes às demandas alinhadas à qualidade de vida da população.

A simplificação de processos, trâmites, a aceleração de acesso à serviços, e a simplificação do caminho para esse acesso, são alguns exemplos de resultados que podem ser oferecidos aos usuários de serviços públicos, com a devida proteção de dados pessoais.

Tudo isso por meio da implantação de iniciativas como portais integrados; portais temáticos; cadastros digitalizados; aplicativos específicos para determinadas atividades, entre outros. Ou seja, o mercado atual de tecnologia oferece inúmeras alternativas para a melhoria do relacionamento entre governo e cidadão, ganhando assim o prestador de serviço e o usuário, ou seja, as pessoas.