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Adequação LGPD: o que é necessário para estar em conformidade?

Descubra como sua empresa pode se adequar à LGPD, seguindo pilares essenciais de conformidade e segurança de dados. Aprenda a superar desafios e proteger informações com eficiência para evitar penalidades.

08/01/2025 | Publicado por: Mestre SEO

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Adequação LGPD: o que é necessário para estar em conformidade?
*Crédito da imagem: Adequação LGPD: o que é necessário para estar em conformidade?

Segundo dados divulgados pela LGPD Brasil, apenas 36% das organizações brasileiras investiram na adequação à LGPD. É importante que as organizações busquem estar dentro dessa lei, principalmente para garantir a segurança das informações dos seus usuários e clientes.

Neste artigo, explicaremos quais são os pilares da adaptação à LGPD, como comprovar que a sua empresa está seguindo as normas e como superar os principais desafios que podem surgir ao longo dessa implementação. Vamos lá?

Quais são os pilares da adequação à LGPD?

A adequação à LPGD (Lei Geral de Proteção de Dados) é um assunto muito importante para as empresas que lidam com registros pessoais. Para garantir que tudo esteja em conformidade, existem alguns pilares fundamentais que devem ser seguidos.

Transparência

As empresas precisam informar claramente como os dados serão usados, por qual motivo eles estão coletando essas informações e com quem elas podem ser compartilhadas.

Finalidade

Os dados devem ser coletados para um propósito específico e legítimo. Ou seja, nada de ficar acumulando informações dos usuários e clientes à toa, já que as empresas devem ser bem específicas sobre a necessidade de coletar e armazenar essas informações.

Necessidade

Seguindo o pilar anterior, só colete os dados que realmente precisa, pois reduzir a quantidade de informações evita riscos – como processos judiciais – , e facilita o trabalho.

Segurança

As empresas devem implementar medidas para proteger as informações, como criptografia e acesso restrito, e evitar vazamentos. Caso essa situação ocorra, a confiança e reputação para com a marca pode ser abalada.

Responsabilidade

Por fim, as empresas também precisam estar preparadas para responder por qualquer incidente relacionado aos dados, e isso pode incluir ter um encarregado de proteção de dados — o famoso DPO.

Como comprovar a adequação à LGPD?

Além de respeitar todos esses pilares, é importante que a empresa saiba como comprovar a sua adequação a LGPD. Para isso, é preciso realizar alguns processos.

Mapeamento de dados

O primeiro passo é fazer um mapeamento de dados. Isso significa identificar quais informações pessoais estão sendo coletadas, como elas estão sendo usadas e onde estão armazenadas.

Documentação

Também é importante manter registros de todas as atividades de tratamento de dados para mostrar que a empresa está atenta às exigências da lei. O trabalho de documentação , também envolve a criação de políticas de privacidade e implementação de avisos de consentimento em seus sites e plataformas.

Treinamentos

Além disso, as organizações devem realizar treinamentos para os colaboradores, garantindo que todos estejam cientes da importância da proteção de dados e saibam como lidar com informações pessoais de maneira correta.

Medidas de segurança

Utilize criptografia, senhas fortes e acesso restrito para proteger as informações contra vazamentos. É importante que essas práticas passem constantemente por revisões, já que as pessoas mal-intencionadas estão sempre se atualizando para conseguir burlar os protocolos de segurança mais modernos.

Encarregado de Proteção de Dados (DPO)

Como já comentamos no tópico anterior, contar com um encarregado de proteção de dados pode facilitar o processo. Esse profissional garante que a empresa siga as normas da LGPD, além de ser o contato para qualquer dúvida ou problema relacionado ao uso de dados pessoais

Quais são os principais desafios enfrentados pelas empresas para se adequar à LGPD?

Adequar a sua empresa à LGPD pode se tornar um processo um pouco complexo e demorado caso a organização não saiba lidar com alguns obstáculos que podem surgir.

Falta de conhecimento

Muitas empresas ainda não estão totalmente informadas sobre as exigências da lei, o que pode levar a falhas na implementação das práticas necessárias. Para evitar ou resolver esse problema, investir em capacitação e treinamento é a chave!

Mapeamento de dados

Identificar e classificar todos os dados pessoais que a empresa coleta e processa pode ser complicado e demorado, especialmente em organizações de grande porte. Para superar esse desafio é importante criar um plano detalhado que inclua todas as etapas do mapeamento.

Cultura organizacional

Muitas organizações têm dificuldade de engajar os colaboradores na proteção de dados. Para mudar essa mentalidade é preciso promover a conscientização sobre a importância da privacidade.

Implementação de medidas de segurança

Por fim, a implementação de medidas de segurança requer investimentos financeiros e tecnológicos que podem ser um desafio, sobretudo para pequenos negócios.

No entanto, priorizar a proteção de dados é um investimento que vale a pena a longo prazo, evitando multas e danos à reputação da empresa.

Ferramentas que facilitam à adequação

Para facilitar esse processo, muitas empresas investem ferramentas como o Data Protection Impact Assessment (DPIA), que ajuda a identificar riscos associados ao tratamento de dados.

Também é possível investir em consultorias especializadas, pois elas ajudam a orientar na implementação das melhores práticas e garantem que todos os pontos da lei sejam atendidos.

Por que a adequação LGPD é fundamental para o sucesso da sua empresa?

Adequar sua empresa à LGPD é uma estratégia inteligente para garantir o sucesso do seu negócio a longo prazo: cuidando da privacidade dos dados dos seus clientes, você está construindo confiança com seu público, e confiança é tudo nos negócios!

Os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre como suas informações são tratadas, e empresas que não respeitam essa privacidade podem perder consumidores rapidamente.

Além disso, a conformidade com a LGPD ajuda a evitar penalidades que podem envolver advertências, pagamento de multas e até mesmo a suspensão do tratamento de dados pessoais. A saúde financeira da sua empresa também pode ser comprometida, já que os consumidores não verão a sua organização como um local confiável.

Outro ponto importante é que a LGPD impulsiona a eficiência operacional, pois ao organizar e proteger dados, sua empresa pode tomar decisões mais eficientes e baseadas em informações precisas.

Na prática, você conseguirá oferecer um atendimento ao cliente melhorado e estratégias de marketing mais eficazes e com maiores taxas de conversão, já que você poderá utilizar essas informações para entregar ao cliente exatamente o que ele precisa.

E então, conseguiu entender quais são os pilares da adequação LGPD, como comprovar esse processo e como superar os seus principais desafios? Garantir a segurança dos registros dos seus usuários é uma forma de manter a sua própria empresa mais segura e melhorar a reputação com o público.

A Lei Geral de Proteção de Dados e a tecnologia andam lado a lado. Se você quer entender melhor como essa parceria funciona, confira esse outro artigo em que explicamos como a tecnologia atua na segurança de dados.