Entenda o que é o plano plurianual (PPA)
O plano plurianual é como um plano de governo sob o ponto de vista orçamentário e financeiro
A transformação digital ajuda a melhorar as atividades do poder público e os serviços prestados
1 de outubro de 2025
O uso de tecnologia vem se tornado cada vez mais frequente dentro das empresas. Na gestão pública, não é muito diferente, sendo importante que a transformação digital ajude a melhorar as atividades do poder público e os serviços prestados.
Neste artigo, vamos explicar o que é a transformação digital na gestão pública, quais seus pilares, citaremos exemplos de tecnologias utilizadas nesse processo e mencionaremos alguns problemas que ela ajuda a solucionar. Continue a leitura e entenda!
A transformação digital é o processo de passar a usar a tecnologia para melhorar diversas atividades. Na gestão pública, ela afeta o desempenho, a eficácia e a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. Mais que isso, ela também visa adequar a administração pública à realidade do cidadão, que está cada vez mais conectado, informado e exigente.
Esse processo inclui a digitalização de processos e da forma como a gestão interage com os cidadãos, oferecendo acesso, participação e mais comunicação à população.
A transformação digital possui três pilares fundamentais: pessoas, processos e tecnologia. Entenda cada um deles.
As pessoas são os agentes da transformação digital. Elas devem estar capacitadas, e alinhadas com os objetivos da gestão pública. Esse pilar considera os gestores, os servidores, os fornecedores, os parceiros e os cidadãos, ou seja, todos que devem ser envolvidos e atendidos pelas soluções digitais.
Pelos processos, entende-se as atividades e as rotinas que devem ser automatizadas pela tecnologia. O objetivo é eliminar burocracias e aumentar a produtividade dos serviços públicos.
As tecnologias são as ferramentas a serem utilizadas para viabilizar a transformação digital. Ela deve ser escolhida e implementada de acordo com as necessidades e as possibilidades de cada órgão público. Podem ser sistemas, aplicativos, plataformas, dispositivos, redes, dados, inteligência artificial, entre outros.
Existem muitas opções de tecnologias que podem ser utilizadas na administração pública. Conheça algumas delas:
O portal de serviços ao cidadão é uma plataforma digital mantida pela prefeitura. O objetivo dela é centralizar os principais serviços públicos disponíveis para os moradores. Através desta ferramenta, é possível agilizar processos: em vez de se deslocar até um guichê físico, o morador acessa um site ou aplicativo.
A administração pública, seja ela municipal, estadual ou federal, pode disponibilizar esse sistema para facilitar o acesso dos cidadãos. Através do portal,se torna possível emitir documentos, acompanhar protocolos, solicitar alvarás, certidões ou benefícios, agendar atendimentos e efetuar pagamentos, por exemplo, com mais comodidade.
A gestão eletrônica de documentos (GED) consiste na organização e no arquivamento adequado de documentação. Sua finalidade é garantir segurança e boa acessibilidade para as informações. Isso é muito importante dentro da administração pública. Ao digitalizar e arquivar contratos, recibos, planilhas e outras informações corporativas, a ingestão presa terá um grande arquivo digital, otimizando diversos processos e atividades do dia a dia.
As ferramentas de análise de dados são usadas para capturar, gerir e analisar grandes volumes de informações estruturadas e gerar gráficos e tabelas. Isso ajuda a criar políticas públicas baseadas em dados e monitorar as políticas já implementadas.
A Notação e Modelo de Processos de Negócio (BPMN) é utilizada para melhorar a comunicação, padronizar processos e identificar áreas de melhoria. Ela também possibilita a integração entre diferentes sistemas.
A transformação digital pode trazer diversos benefícios à gestão pública e ajudar a solucionar problemas. Confira alguns exemplos.
A transformação digital pode ajudar a tornar os processos de trabalho mais ágeis e menos suscetíveis a erros.
A falta de padronização de processos ocasiona abordagens inconsistentes. A transformação digital garante que cada etapa do processo seja acompanhada, garantindo mais transparência para a população.
A transformação digital pode ser uma solução para as respostas lentas ao implementar soluções personalizadas e automatizar fluxos.
Neste artigo, explicamos o que é a transformação digital na gestão pública, quais seus pilares, citamos exemplos de tecnologias utilizadas nesse processo e mencionamos alguns problemas que ela ajuda a solucionar. Para saber mais sobre esse processo, acesse nosso site e confira mais de nossos conteúdos.
O plano plurianual é como um plano de governo sob o ponto de vista orçamentário e financeiro
A mobilidade urbana envolve a capacidade de movimentação das pessoas dentro de um espaço urbano
O encarregado de dados pessoais é o mediador entre a empresa, os titulares e o governo