As leis ambientais são muito importantes para um país, pois garantem o cuidado com o meio ambiente e evita problemas como enchentes, poluição do ar e da água, contaminação do solo e o aquecimento global.
Neste artigo, vamos explicar o que é lei ambiental, apresentar seus princípios e falar sobre os principais decretos brasileiros. Para saber mais, continue a leitura!
O que é uma Lei Ambiental?
Uma lei ambiental tem com o objetivo de proteger a natureza e minimizar os impactos das ações humanas. O cumprimento delas ajuda a evitar problemas como enchentes, poluição do ar e da água, contaminação do solo e o aquecimento global.
A fiscalização dessas normas é feita pelos órgãos adequados e se aplicam tanto a empresas quanto a cidadãos.
Quais os princípios que regem as leis ambientais no Brasil?
A legislação ambiental brasileira se baseia em princípios que orientam a proteção da natureza e o uso responsável dos recursos naturais. Conheça alguns deles:
Desenvolvimento sustentável
Visa equilibrar o crescimento econômico com a preservação do meio ambiente.
Precaução
Evita danos ambientais mesmo quando ainda há incertezas científicas.
Prevenção
Esse princípio trata de tomar medidas antecipadas para reduzir impactos ambientais.
Poluidor-pagador
Tem como base responsabilizar quem causa danos ao meio ambiente, garantindo que arque com os custos da reparação.
Participação pública
Incentiva a sociedade a se envolver nas decisões sobre o meio ambiente.
Quais as principais leis ambientais do Brasil?
As leis ambientais ajudam a prevenir danos, regular atividades e incentivar práticas mais responsáveis. Se considerarmos as normas federais, estaduais e municipais, o número de regulamentações ambientais no Brasil é enorme. Por isso, selecionamos apenas as principais leis que tratam dos cuidados com o meio ambiente. Confira:
Novo Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651 – 2012)
Essa lei dispõe sobre a preservação da vegetação nativa e revoga o Código Florestal Brasileiro de 1965. Com isso, ficou determinada a responsabilidade do proprietário de ambientes protegidos entre a Área de Preservação Permanente (APP) e a Reserva Legal (RL) em preservar e proteger todos os ecossistemas.
Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605 – 1998)
A Lei de Crimes Ambientais trata das questões penais e administrativas no que diz respeito às ações nocivas ao meio ambiente. Ela concede aos órgãos ambientais mecanismos para punição de infratores, como em caso de crimes ambientais praticados por organizações. A punição pode ser extinta caso se comprove a recuperação do dano.
Política Agrícola (Lei 8.171 – 1991)
Tem como objetivo a proteção do meio ambiente e estabelece a obrigação de recuperar os recursos naturais para as empresas que exploram economicamente águas represadas e para as concessionárias de energia elétrica.
Lei de Fauna (Lei 5.197 – 1967)
Esta lei proporcionou medidas de proteção à fauna, classificando como crime o uso, perseguição, captura de animais silvestres, caça profissional, comércio de espécies da fauna silvestre e produtos originários de sua caça, além de proibir a importação de espécie exótica e a caça amadora sem autorização do IBAMA. Criminalizou também a exportação de peles e couros de anfíbios e répteis.
Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9.433 – 1997)
Essa lei foi a responsável por instituir a política e o sistema nacional de recursos hídricos. Ela define a água como recurso natural limitado, provido de valor econômico, que pode ter diversos usos, como por exemplo o consumo humano, produção de energia, transporte, lançamento de esgotos e outros.
Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Lei 9.985 – 2000)
Essa lei visa a conservação de variedades de espécies biológicas e dos recursos genéticos, a preservação e restauração da diversidade de ecossistemas naturais e a promoção do desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais.
Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938 – 1981)
Esta lei dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus Fins e Mecanismos de Formulação e Aplicação. Em outras palavras, ela tem como objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental benéfica à vida, pretendendo garantir boas condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da qualidade da vida humana. Ela ainda proíbe a poluição, obriga ao licenciamento e regulamenta a utilização adequada dos recursos ambientais.
Área de Proteção Ambiental (Lei 6.902 – 1981)
A Lei 6.902 – 1981 estabelece as diretrizes para a criação das Estações Ecológicas e as Áreas de Proteção Ambiental (APA’s). As Estações Ecológicas são áreas representativas de diferentes ecossistemas do Brasil que precisam ter 90% do território inalterado e apenas 10% podem sofrer alterações para fins acadêmicos.
Já as APA’s são propriedades privadas que podem ser regulamentadas pelo órgão público competente em relação às atividades econômicas para proteger o meio ambiente.
Neste artigo, explicamos o que é lei ambiental, apresentamos seus princípios e falamos sobre as principais leis ambientais brasileiras. Para conferir mais conteúdos como esse, acesse nosso blog.