Ikhon Logo

Transformação digital redefine o mercado de trabalho e exige novas habilidades

Resiliência, flexibilidade e aprendizagem contínua serão essenciais para a adaptação ao novo mercado de trabalho”, afirma especialista

3 de dezembro de 2025

Icon instagramIcon linkedinIcon youtube
Transformação digital redefine o mercado de trabalho e exige novas habilidades

O mercado de trabalho global passa por uma transformação estrutural acelerada, impulsionada por tecnologias emergentes como inteligência artificial (IA), automação e big data.

Segundo dados do Fórum Econômico Mundial, entre os anos de 2025 e 2030 a criação e readequação de cargos deve atingir 22% do total de postos de trabalho atuais.

Setores que operam com grandes volumes de informações, como o departamento financeiro, atendimento ao cliente e projetos, devem adotar essas tecnologias para aprimorar processos e análises.

As funções relacionadas à tecnologia lideram o crescimento no mercado de trabalho. Profissionais como especialistas em big data, desenvolvedores de software, especialistas em IA e aprendizado de máquina estão entre os mais demandados.

Metade dos profissionais de alta liderança pretende reorientar seus negócios em resposta ao avanço da tecnologia, enquanto dois terços planejam contratar talentos com habilidades específicas em IA. Além disso, setores ligados à transição verde e energética, como engenharia ambiental e de energia renovável, também ganham destaque.

Ainda segundo os dados do Fórum Econômico Mundial, 2030, 39% das competências conhecidas atualmente devem se tornar obsoletas ou precisarão de atualização. Esse movimento já está em curso: em 2023, 50% dos trabalhadores buscaram requalificação profissional, frente a 41% no ano anterior.

A reestruturação das empresas também acompanha esse cenário: 52% dos engenheiros planejam aumentar a parcela da receita específica à estratégia, enquanto 40% preveem a redução do quadro de funcionários em atividades passíveis de automação por inteligência artificial. Com isso, a valorização do capital humano se torna um desafio.

Para Fabiano Carvalho, especialista em transformação digital e CEO da Ikhon, os próximos anos devem trazer mudanças ainda maiores na forma como o trabalho é realizado nas organizações.

“Nesse cenário, as competências mais importantes a serem desenvolvidas são as emocionais.

A resiliência, que já vem sendo mencionada há alguns anos, deve se manter como uma habilidade importante, em conjunto com a flexibilidade e a necessidade de aprender novas habilidades ao longo da vida. A criatividade e o pensamento analítico são outras características que também devem ganhar maior importância nos próximos anos”, pontua Fabiano.

As informações evidenciam a transformação estrutural do mercado de trabalho e a necessidade de adaptação dos trabalhadores e das empresas, como alerta o especialista Fabiano.

“Os próximos anos trarão um período de grandes transformações e não existe um guia que indique a melhor forma de se ajustar com as mudanças que acontecerão. Porém, acredito que o melhor caminho é combinar ações práticas e a tomada de decisões baseadas no cuidado humano”, ressalta.