Checklist indispensável para realizar uma auditoria documental eficiente
A auditoria documental é essencial para manter arquivos organizados, garantir segurança e evitar falhas, fortalecendo a conformidade e eficiência da sua empresa.
10/10/2023 |
Até hoje, muitos empreendedores cultivam dúvidas sobre a transformação digital dos negócios, levando principalmente a questão da segurança de dados. Como trata-se de uma tendência cada dia mais difícil de fugir, pois faz parte não apenas do cotidiano comercial, mas dos hábitos de vida das pessoas e relações sociais, é preciso se apressar em entender esse processo de transformação e tudo que o envolve, para buscar o quanto antes essa mudança e não ficar para trás.
Primeiro de tudo, é importante destacar que além de todas as soluções tecnológicas inteligentes criadas para a transformação digital com a devida segurança de dados, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), veio para aperfeiçoar essas práticas, exigindo mais e melhores mecanismos de segurança focados na proteção de dados como um todo, mas, sobretudo, no cidadão, ou seja, dos clientes atendidos pelo empreendimento.
Desta maneira, é necessário que o empreendedor interessado em promover este avanço nos negócios tenha completa noção que a empresa não somente passará por um processo de automatização e aceleração de atividades e serviços que ela oferece, mas por uma transformação que envolve mudança organizacional e aprofundamento nos protocolos de tratamento e armazenamento para segurança de dados, visando evitar qualquer tipo de ataque ao sistema ou utilização inadequada de informações.
Isso tudo, depende muito da escolha dos sistemas e soluções a serem utilizados, que devem ser adotados buscando inicialmente uma customização para o negócio, pois as mudanças e adoção de novas tecnologias devem ser adaptadas às suas necessidades; e também o know-hall da empresa que vai encabeçar essa missão junto ao seu negócio, que passará a atuar não apenas com mais eficiência e rapidez, mas com mais segurança e credibilidade no mercado.
Para facilitar essa escolha, apresentamos algumas dicas básicas:
A auditoria documental é essencial para manter arquivos organizados, garantir segurança e evitar falhas, fortalecendo a conformidade e eficiência da sua empresa.
A integração de sistemas de compliance conecta áreas e automatiza processos, reduzindo riscos, aumentando a segurança e garantindo conformidade com normas.
A automação de fluxos documentais otimiza a gestão de arquivos, reduz erros e aumenta a segurança, tornando os processos empresariais mais ágeis e eficientes.