Ikhon Logo

Compliance digital: o quê é e qual sua importância nas empresas?

As organizações precisam ter os devidos cuidados para seguir os princípios éticos com transparência e responsabilidade. Em se tratando de compliance digital, as medidas são muito importantes exatamente para garantir a privacidade de informações e manter a confiabilidade da instituição. […]

17/03/2025 | Publicado por: Ikhon

Icon instagramIcon linkedinIcon youtube
Compliance digital: o quê é e qual sua importância nas empresas?

As organizações precisam ter os devidos cuidados para seguir os princípios éticos com transparência e responsabilidade. Em se tratando de compliance digital, as medidas são muito importantes exatamente para garantir a privacidade de informações e manter a confiabilidade da instituição.

Para entender o que significa esse termo, qual a sua importância, sua relação com a LGPD e os benefícios que traz para a empresa, continue a leitura deste artigo.

O que significa compliance digital?

O compliance digital é um conjunto de princípios e práticas que busca garantir a ética e a transparência no ambiente digital. As políticas, controles e medidas de segurança relativas a esse setor protegem os dados, preservam a privacidade das informações e fortalecem a confiança dos clientes e parceiros de negócio.

Para garantir que as atividades da empresa estejam em conformidade com as leis e regulamentações relevantes, é preciso a adoção de tecnologias e ferramentas específicas e a criação de uma cultura de conformidade digital na organização, que deve ser aderida por todo o corpo de colaboradores da instituição.

Indo além da legislação, a adoção desse conjunto de práticas também proporciona maior credibilidade da empresa perante o mercado.

Por que o compliance digital é importante?

A tecnologia vem se tornando cada vez mais presente no dia a dia das empresas. Com isso, o uso inadequado dos dados torna-se uma preocupação cada vez mais real.

Além disso, estar no ambiente virtual não diminui a importância de seguir as normas vigentes, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), por exemplo. Dessa forma, essas práticas ajudam a proteger as empresas, garantindo sua privacidade, a dos clientes e parceiros, evitando riscos de segurança e ajudando a reduzir riscos de consequências legais para a instituição.

Qual é a relação da LGPD com o compliance digital?

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estabelece as diretrizes para o tratamento de dados pessoais, visando proteger a privacidade dos indivíduos através de medidas para garantir a segurança e a proteção de informações pessoais.

Esse conjunto de práticas também inclui a adequação à LGPD, garantindo que as empresas estejam em conformidade com as normas pré-determinadas pela lei, através do consentimento para a coleta dos dados, a proteção deles e o uso realizado a partir de práticas transparentes e feitas com responsabilidade.

Qual o papel do compliance digital na empresa?

Como o objetivo do compliance digital é estar em conformidade com leis, políticas e normas, é fundamental entender a finalidade do compliance nas organizações públicas e privadas.

Prevenir possíveis processos

Seguir todas as normas pode ser uma estratégia de prevenção contra processos. Ajudando a empresa a se manter em dia com as diretrizes vigentes.

Mitigar riscos

Ao se manter alinhado com as normas de proteção de informações, a empresa evita riscos de irregularidades e de problemas internos, além de garantir segurança jurídica, tendo um regulamento a ser seguido.

Através dessas ações de segurança, é possível prever possíveis situações e, dessa forma, reduzir riscos.

Quais os principais elementos de um Programa de Compliance?

O que fazer para pôr tudo isso em prática? Para obter um bom e eficaz programa de compliance, existem alguns elementos que são necessários na organização e no planejamento.

Liderança

Para qualquer projeto funcionar, independente do que seja, é importante que haja uma boa liderança para conduzi-lo. No caso do compliance não é diferente. É fundamental que a pessoa responsável pelo cargo saiba como funciona o compliance digital e seja um exemplo a ser seguido dentro da organização.

Regulamento

Para que a ideia do compliance funcione, é preciso que haja regras para serem seguidas. Um regulamento interno para garantir que os colaboradores saibam como lidar com as informações sensíveis e como buscar suporte.

Comunicação

Não basta que haja um regulamento, mas que ele seja devidamente comunicado e espalhado a todos que precisam segui-lo. Junto a um líder ativo, essa combinação pode ser um sucesso para a proposta.

Confiança

Em uma empresa, processos são coletivos, então é importante que haja confiança e que o objetivo seja conjunto. Uma equipe alinhada consegue manter de forma mais adequada os processos necessários.

Monitoramento

Para além de todo o planejamento, regulamentação interna, prática e uma boa liderança, é preciso acompanhar as ações. Monitorando se as normas estão sendo cumpridas e se o compliance está tendo o resultado desejado.

O compliance digital é um conjunto de práticas essenciais para garantir a conformidade e fortalecer a credibilidade das empresas. Além de minimizar riscos legais e operacionais, ele promove uma cultura organizacional mais segura, transparente para o ambiente digital.

Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado! Confira outros artigos do nosso blog! sobre segurança da informação, proteção de dados e transformação digital.